(41) 3042-6636

Rua Itupava, 1767 – Hugo Lange – Curitiba – CEP 80.040-455

O QUE É UMA INFILTRAÇÃO?

As infiltrações são procedimentos terapêuticos utilizados na prática ortopédica para tratamento de diversas patologias do sistema músculo-esquelético, como tendinites, bursites, epicondilites, fascites e outros processos inflamatórios.

É a aplicação, injetada num tecido, de um medicamento para reduzir a dor em uma região inflamada, geralmente devido a lesões

As infiltrações podem ser feitas em qualquer articulação, como joelhos, quadris ou ombros, mas também em ligamentos ou tendões que tenham passado por um trauma e apresentam processo inflamatório, ocasionado dor intensa como cotovelos e punhos e tornozelos.

Atualmente , com a evolução da técnica guiada por imagem as infiltrações estão sendo realizadas até em coluna vertebral, articulação sacroilicas e outros.

Como dito acima, o procedimento consiste na aplicação de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, por meio de uma injeção no local da dor.

Podem ser usados compostos como corticoides, com ação conhecida como depósito, que ficam ativos de forma prolongada, por cerca de quatro semanas, e mais recentemente tem sido usado o ácido hialurônico, que é uma substância natural encontrado nas articulações e que atua como um lubrificante no interior das articulações, reduzindo impactos. Este procedimento é conhecido como viscossuplementação.

O recurso da infiltração em ortopedia já é usado há bastante tempo, mas com o desenvolvimento da área farmacológica e dos utensílios utilizados no procedimento, como agulhas mais finas, que permitem maior precisão na aplicação, os resultados são bastante positivos.

Em geral, como qualquer procedimento, há riscos associados, sendo os mais recorrentes a atrofia muscular , além de possíveis infecções, por isso a importância do diagnóstico preciso e do acompanhamento do paciente por um médico especialista a fim de garantir o procedimento seguro. Ocorreu despigmentação da pele no local da infiltração  (1,65% dos nossos pacientes;  (0,82%), houve atrofia do subcutâneo. (3,37%) referiram outras alterações no sítio da injeção ; (4,56%) relataram a ocorrência de sintomas diversos

Para minimizar esses ricos, em nossa clínica evoluímos para as infiltrações ECO GUIADAS.

Através de um aparelho de Ultrassonografia, visualizamos a lesão e injetamos o produto pre escolhido , no local desejado, vendo a agulha e o produto sendo depositado no local correto.com isso , diminuímos ainda mais as poucas taxas de complicações que já tínhamos.

Nosso diferencial: infiltração eco guiadas. 

– a eficácia das infiltrações, foi comprovadamente , maior em 4 a 6x com a técnica guiada por exames.

– estabelemos protocolo de tratamento para as doenças do ombro e cotovelo; assim como a temerosa capsulite adesiva e demorada e desagradável epicondilite lateral e outras.

Venha saber mais, seu tratamento é individualizado aqui!!

Quando é recomendado fazer uma infiltração?

infiltração é recomendada sobretudo após pre estabelecido o diagnóstico e o tratamento esteja evoluindo de maneira insatisfatória. 

Após pre definir a medicação a ser infiltrada, determinamos um objetivo de tratamento. 

Auxiliamos o organismo a recuperar uma lesão , reativando a cicatrização do corpo; nas epicondilites do cotovelo por exemplo.

Bloqueamos um nervo nas dores moderadas e acentuadas em que a fisioterapia não esteja conseguindo evoluir com os movimentos articulares necessários, nas capsulite adesivas do ombro. 

Ou simplesmente depositamos anestésicos, corticoides para desinflamar uma lesao de difícil tratamento. 

Como é feito o procedimento?

Começo realizando uma exame de imagem para localizar a lesão ( nosso alvo)

Através do nosso moderno aparelho de Ultrassonografia localizamos as estruturas e pre marcamos os locais de entrada.

Entre os equipamentos utilizados estão seringas e agulhas, que, assim como o medicamento, serão indicados de acordo com o tipo de lesão a ser tratada e a necessidade do paciente.

É importante reforçar que os equipamentos utilizados são estéreis e usados apenas uma vez.

A aplicação da injeção é feita após assepsia local, em local limpo e adequado e pode-se fazer uso de anestesia local antes de começar o procedimento e realizar a aplicação da injeção.

Mais uma vez é importante lembrar: as infiltrações são um tratamento e sua indicação deve promover a qualidade de vida do paciente, observando-se rigorosamente riscos e benefícios em cada situação analisada.

Recomendamos repouso relativo (diminuição da atividade) da sede de infiltração por 24 horas, para evitar o agravamento da dor e liberação do corticóide da área. Cox(12) alerta para a freqüente exacerbação dos sintomas antes do alívio ser obtido, nas inflamações crônicas

– vídeo de uma demonstração de exame

– vídeo de uma ilustração do produto sportvis

Outros artigos

Centro Médico ItupavaDoc
Responsável Técnico – Dr. Eduardo Osternack Rezende
CRM: 23287  RQE: 2972

plugins premium WordPress